Home / Revestimentos / Queridinho: cimento queimado

Queridinho: cimento queimado

Bastante versátil, o cimento queimado está conquistando mais e mais adeptos justamente por ser uma rústica – ao mesmo tempo em que é elegante – resistente e, ainda, barata opção de revestimento. É um material curinga, que pode ser utilizado em ambientes com diferentes estilos.

Fabricado a partir de uma argamassa feita com a mistura de cimento, areia e água, é feito em processo artesanal, que cria um leve e charmoso efeito manchado. O “queimado” do nome não tem nenhuma relação com fogo – esse é o nome dado ao processo de jogar o pó de cimento sobre a argamassa ainda mole, e é nessa etapa que consegue-se o efeito liso e manchadinho comum ao piso. Após a secagem, costuma-se fazer uma selagem, com aplicação de resina ou verniz, para impermeabilizar, evitando manchas e infiltrações.

Pequenas trincas são comuns e, se você gosta de homogeneidade, esta não é a melhor opção para você. Essas trincas são comuns devido à retração do material durante sua secagem – quanto mais lenta a secagem, menor o risco delas aparecerem. Existem resinas que retardam a cura do cimento e, uma ótima opção para a aplicação é utilizar juntas de dilatação ou demarcações com materiais como pastilhas ou ladrilhos hidráulicos, em intervalos de 1 a 2 metros – você terá o efeito de grandes pedras assentadas e também reduz as chances de aparecerem essas pequenas rachaduras. Utilizando as juntas de dilatação têm-se outra vantagem: havendo erro na execução, é possível recortar a área em que aparecem as rachaduras e refazer o piso só nesse trecho.

De fácil manutenção e limpeza, o cimento queimado pode ser aplicado em quase todos os ambientes da casa e, por sua característica monolítica – em que se tem uma visão uniforme do piso mesmo ao utilizar as  juntas de dilatação  – integra os ambientes e proporciona uma sensação de amplitude. Além da utilização em pisos, sua versatilidade permite que seja utilizado em paredes, bancadas e móveis. Por estes motivos, ele é um super queridinho dos profissionais da construção! E você, também adora o cimento queimado? Se ainda não, vem ver com gente uns ambientes e apaixone-se também!

 

Sobre Priscila Godoy

Deixe uma resposta