Home / Ambientes / Área de serviço – funcionalidade é a chave do sucesso!
Por Studio Colnaghi

Área de serviço – funcionalidade é a chave do sucesso!

Quando se monta uma residência, as atenções são voltadas para todos os ambientes, menos para a coitadinha da área de serviço que fica lá, deixada de lado.

Como muitas vezes a área de serviço não fica visível aos visitantes, não recebe tanta atenção e cuidado na hora do projeto. Porém, é um ambiente importantíssimo dentro do contexto diário de uma residência, concorda? Portanto, é muito importante que o ambiente seja funcional, para agregar as funções relacionadas à limpeza e ao cuidado com as roupas (lavar, secar…).

Algumas vezes a área se apresenta como um ambiente independente e grande. Mas grande parte das vezes ela é uma extensão da cozinha, em tamanho às vezes bem reduzido – o que torna ainda maior a necessidade de um bom projeto. Sendo um espaço independente, a área de serviço pode ter seu próprio conceito. Usar papel de parede, revestimentos diferenciados ou mesmo adesivos, dão charme ao espaço. Já sendo agregada à cozinha, quando os dois ambientes dialogam entre si, o mesmo conceito fluirá por eles. O uso dos mesmo materiais, revestimentos e acabamentos dos eletrodomésticos é interessante para essa conexão e continuidade.

A organização deve sempre ditar as regras do espaço – setorizar e definir um local específico para cada tipo de produto é essencial. A escolha da máquina de lavar/secar ponto ser o ponto de partida para o projeto e é fator crucial para a funcionalidade do espaço. Lavadoras e secadoras com abertura frontal, geram área de bancada e podem eliminar a necessidade do uso de varais. Se o espaço é ainda menor, os equipamentos podem ficar empilhados ou pode-se optar por uma única máquina que lave e seque. Mas, mantendo-se a necessidade de varais, abuse dos aéreos e dobráveis, que não vão ocupar área de circulação.

Use caixas e cestos organizadores. Eles são muito úteis na organização dos itens e materiais de limpeza, além de deixarem tudo à mão no dia a dia e são funcionais dentro de armários ou externamente, em prateleiras. Para o cuidado com as roupas, agregar um varão para cabides entre alguns móveis para a roupa quando estiver sendo passada, cestos ou tulhas embutidas para as roupas sujas e um lugarzinho para embutir ou guardar uma tábua de passar são sacadas bastante funcionais. Se possível, armários altos para vassouras e afins também são importantes.

O aproveitamento da área deve ser otimizado, valendo-se de mobiliário e equipamentos compatíveis com o uso do ambiente e contar com um profissional para projetar o espaço é de grande valia. E aí, tudo fluindo bem em sua área de serviço?

 

Sobre Priscila Godoy

Deixe uma resposta